terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Análise de sites de comunidades de música on-line.

O site Techcrunch escreveu uma matéria sobre sites de comunidades de música on-line.
Estes sites, muito além de permitirem a simples criação de playlists musicais, possuem várias outras funcionalidades e principalmente, permitem que os seus vários usuários reunam-se em verdadeiras comunidades com gostos e hábitos em comum.

Resolvi escrever um pouco sobre os sites que uso - FineTune, Pandora e Last.fm.

FineTune
Feito por remanescentes do Napster original, Gigabeat, Listen.com e contando com uma base de dados acumulada por mais de 7 anos, o FineTune é realmente um site muito bom. Com uma interface em flash bem feita, livre de propagandas (ao menos por enquanto) e fácil de usar, permite a interação de forma simples entre os seus vários usuários cadastrados e amantes da música.
Os recursos de criação de playlists e preview de faixas específicas estão presentes, assim como existem várias estações divididas em diferentes estilos e épocas.
É possível a compra on-line dos álbuns e músicas apresentados através do Amazon e pelo iTunes porém o site não possui propriamente um serviço pago com funcionalidades adicionais.

Pandora
Criado pelo projeto Music Genome iniciado em 2000 e que pretende "capturar o complexo DNA musical usando um grande time de músicos altamente treinados", o Pandora foi desenvolvido utilizando o framework OpenLaszlo.
Sua interface é bem mais simples do que a dos demais sites, mais parecendo um player de desktop. Inclusive possui uma opção onde o site principal pode ser fechado e um pequeno popup com a aplicação é iniciado, fica devendo quanto a interação com os demais usuários. No meu ponto de vista, é um pouco limitada e confusa.
Existe um serviço pago onde os usuários ficam livres das propagandas do site e também é possível a aquisição dos álbuns e músicas apresentados atráves do Amazon ou pelo iTunes.

Last.fm
É um site inglês projetado pelos desenvolvedores do Audioscrobbler, uma base de dados de gostos e costumes musicais alimentada por usuários de todo o mundo. O Last.fm, acima de tudo, é focado na interação social dos seus membros. Permite recomendações de músicas, de artistas e entre tantas outras interações possíveis e interessantes, também saber que música seu amigo esta escutando no momento. Tudo graças a sua interface, já em português, e a uma aplicação desktop com versões para várias plataformas que permite o "scrobble das músicas ouvidas, compartilhar o seu gosto musical, ouvir transmissões de rádios personalizadas e encontrar novas músicas e pessoas". A lista de recursos é bem extensa, porém, alguns recursos somente estão liberados para assinantes do sistema. Existe a possibilidade de download gratuito de faixas mp3, completas, cedidas por bandas independentes.
O site não possui propagandas e a compra de faixa e álbuns também é possível.

Em resumo
É difícil dizer qual o melhor, pois a escolha depende principalmente da familiarização com a interface de usuário e se o que estamos buscando é apenas escutar uma boa seleção de músicas ou se buscamos a interação com uma comunidade de amantes da música.
No aspecto técnico, todos os sistemas afirmam ter grandes bases de dados de gostos e hábitos musicais, porém, na prática os resultados das indicações nem sempre são tão satisfatórios. Em um rápido teste somente um dos sistemas trouxe resultados inicialmente mais precisos, quando um artista foi selecionado na criação de uma playlist personalizada, mas conforme a transmissão decorria os resultados começaram a ser desastrosos, mas nada que não possa ser resolvido com o avanço da faixa tocada.
Problemas a parte, o resultado final ainda é muito bom, com destaque para as rádios pré-configuradas, que em geral são de ótima qualidade musical.

Nenhum comentário:

Notícias Selecionadas